INTERAÇÃO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E OS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA REGULAR DE ENSINO MÉDIO EM JUAZEIRO DO NORTE-CE

Autores

  • Raimara Bernardo Pereira Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO
  • José de Caldas Simões Neto Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v3i1.128

Resumo

Para a prática de um professor facilitador ser bem-sucedida é importante que se tenha conhecimento suficiente para trabalhar tanto os aspectos físicos e motores, como também os componentes sociais, culturais e psicológicos, para isso a relação e interação entre os professores e os estudantes se faz de grande valia no processo educacional. O objetivo principal desse   estudo é identificar a interação entre o professor de educação física e os escolares do ensino médio em uma escola pública de Juazeiro do Norte-Ceará. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo descritivo, de campo com cunho quantitativo e qualitativo. A amostra foi composta por 175 estudantes do ensino médio regular de uma escola estadual da zona urbana de Juazeiro do Norte - CE.  A tabulação dos dados realizados diante dos questionários respondidos pelos alunos da escola, visualizamos no primeiro gráfico a percepção que os alunos têm com o comportamento do seu professor e a relação existente entre eles, foi notado os maiores números no perfil de Liderança (45,8), Amizade (52,8) e Entendimento (58,8), na Responsabilidade com (14,7), Incerteza (12,8), Insatisfação (17,7), Repreensão (15,3) e Severidade (19,6). Os principais resultados encontrados na pesquisa foram, no perfil de entendimento com 34% na amizade com 30,20% e na liderança com 26,20%. A escola é um ambiente que os alunos passam a maior parte do seu tempo, e esse ambiente deve ser sadio e prazeroso para cada um deles, partindo do pressuposto que a relação professor e aluno deve ser a mais trabalhada dentro do ambiente escolar, não deixando de lado a parte dos gestores que tem papel fundamental no aprender de todos os discentes que frequenta a determinada instituição. De acordo com a análise realizada, a relação professor-aluno é a parte principal para uma boa convivência dentro da escola, além de ser um elemento fundamental para o processo de ensino/aprendizagem.  

Referências

ANTUNES, Roque Rodrigues; SILVA, Ana Paula. A Liderança dos Professores para a Equidade e a Aprendizagem. Revista Lusófona de Educação, v. 30, n. 30, 2015.

BULGRAEN, Vanessa C. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, Capivari, v. 1, n. 4, p. 30-38, 2010.

CUNHA, M. I. O bom professor e sua pratica. 12 ed. Campinas: Papirus, 2001.

DA SILVA, Ormenzina Garcia; NAVARRO, Elaine Cristina. A relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem. Revista Eletrônica Interdisciplinar, v. 2, n. 8, p. 95-100, 2012.

DIAS, Luzia Inácio. Afetividade no ensino médio: a percepção de professores e alunos. 2014.

GALVÃO, Zenaide. Educação física escolar: a prática do bom professor. Revista mackenzie de educação física e esporte, v. 1, n. 1, 2009.

GÃœNTHER, Hartmut. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 22, n. 2, p. 201-210, 2006.

LOPES, Rita de Cássia Soares. A relação professor aluno e o processo ensino aprendizagem. Dia a dia e educação, v. 9, p. 1534-8, 2017.

RAUPP, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria. Metodologia da Pesquisa Aplicável às Ciências. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2006.

ROCHA, Y. A. C. et al. Relação professor/aluno. Ciência & Consciência, v. 2, 2007.

SILVA, Maria de Fátima de Oliveira. A interação professor-aluno nas salas de aula de inglês dos núcleos de línguas e culturas do estado de Pernambuco da gre Recife-sul. 2011. Dissertação de Mestrado.

VIGOTSKY, L. Ciclo da Aprendizagem: Revista Escola, ed. 160, Fundação Victor Civita, São Paulo, 2003.

WUBBELS, T.; LEVY, J. Do You Know What You Look Like? Interpersonal Relationships in Education. London: The Falmer Press, 1993

AZEVEDO, Ângela Sá, et al. Relacionamento professor-aluno e auto-regulação da aprendizagem no 3º ciclo do ensino médio português. Paidéia (Ribeirão Preto), 2012, 22.52: 197-206.

GOMES, Andreia Filipa da Cunha. Percepção da interação professor: aluno como factor motivacional. 2012. Tese de Doutorado.

CALDEIRA, Jeane dos Santos. Relação professor-aluno: uma reflexão sobre a importância da afetividade no processo de ensino aprendizagem. 2013. XV congresso nacional de educação EDUCERE.

WUBBELS, T.; LEVY, J (ed.). Do You Know What You Look Like? Interpersonal

Relationships in Education. London: The Falmer Press, 1993.

Publicado

2020-04-07

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa