COORDENAÇÃO MOTORA DE ESCOLARES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Jenifer Kelly Pinheiro, Kevin Bezerra Peixoto, Lara Bottcher, Marcos Antonio Araújo Bezerra, Samira Bruno Diniz

Resumo


O desenvolvimento motor refere-se às mudanças estruturais e comportamentais dos seres humanos durante toda a vida determinando diversos comportamentos e por esse motivo avaliar em qual estágio e categoria o indivíduo encontra-se é de grande importância. O presente trabalho objetivou analisar a coordenação motora de crianças com deficiência intelectual. Trata-se de um de campo, descritivo, com abordagem quantitativa e corte transversal, realizado com uma amostra do tipo conveniência com 14 escolares na faixa etária de crianças e jovens entre 04 e 17 anos de idade, dos sexos masculinos com deficiência intelectual. Para avaliar a coordenação motora utilizou-se o Körperkoordinationstest Test Für Kinder (KTK). A análise de dados foi realizada por meio do software SPSS-23 através de estatística descritiva e distribuição das frequências relativas e absolutas.  Os resultados da amostra de escolares da presente pesquisa apresentam 14,29% como classificação “normal” de coordenação motora, 28,57% escolares apresentaram “Perturbações na Coordenação”, e 57,14% se classificam como Insuficiente/ Ausente/ Incapaz”. Apresentando também baixos coeficientes de equilíbrio. Conclui-se que os escolares com deficiência intelectual participantes do estudo apresentam níveis baixos de coordenação motora.


Texto completo:

Pinheiro et al.

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DOI: https://doi.org/10.1000/riec.v3i1.135

DOI (Pinheiro et al.): https://doi.org/10.1000/riec.v3i1.135.g96

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