OS TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Yara Teles Liberalino
  • Norma Suely Ramos Freire Bezerra
  • Cicero Magerbio Gomes Torres

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v3i1.136

Resumo

A inclusão dos Temas Transversais no currículo requer que questões sociais sejam apresentadas para a aprendizagem e reflexão dos alunos, educando-os para a cidadania. Diante disto, o objetivo deste trabalho é fazer um levantamento integrativo da literatura acerca da importância dos Temas Transversais apresentados pelos PCN's (Parâmetros Curriculares Nacionais) que foi desenvolvido pelo MEC para auxiliar os educadores no processo de ensino-aprendizagem dos discentes, assim como sua relevância nas aulas de Ciências e Biologia. A pesquisa, aqui sistematizada, apresenta-se como qualitativa, do tipo exploratória organizada por meio de uma Revisão Integrativa da Literatura e foi realizada com base nas publicações inseridas nos anais do Encontro Nacional do Ensino de Biologia (ENEBIO), do ano de 2012 e nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), dos anos de 2013 e 2017. Estes versam sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), os Temas Transversais, ainda sobre ensino de Ciências e Biologia. Os resultados demonstram que os Temas Transversais são valorosos para o processo didático-pedagógico, facilitando a construção da real aprendizagem. Constata também que a estruturação dos PCN's, assim como a organização do currículo escolar estão desestruturando os saberes pedagógicos, distanciando o aluno de uma formação que lhe permita compreender a realidade.  Com este estudo pode-se refletir acerca da importância destes Temas, propostos pelos PCN's, para o ensino, tendo como propósito formar cidadãos comprometidos com a realidade onde vivem, capazes de exercer sua cidadania atuando como sujeitos de sua própria história. É preciso a reestruturação e ressignificação do currículo escolar, haja vista a urgência de atender as demandas da sociedade contemporânea, assim como adaptar-se as novas cobranças do mercado de trabalho, fazendo com que o aluno seja capaz de se integrar ao modelo social e capital vigente. Por fim, ressalva-se que os Temas Transversais quando contemplados no ensino de Ciências e Biologia, de forma contextualizadora e interdisciplinar, deixando de lado o modelo conteudista, fomenta a construção de conhecimentos com significados para sua realidade, propiciando a formação integral do discente.

Referências

ARAÚJO, R. R. de S. A adequação dos Temas Transversais aos conteúdos sistematizados nas séries iniciais. 2013. Trabalho Monográfico (Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica)- Universidade de Brasília, Brasília (DF), 2013.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília : MEC, 1996.

BRASIL. Parâmetro Curricular Nacional em Ciências. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental; apresentação dos temas transversais. Brasília, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

BRASIL. MEC/Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000.

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. IRAMUTEQ: Um Software Gratuito para Análise de Dados Textuais. Temas em Psicologia, v. 21, n. 2, 2016.

CAVALCANTE, J. dos S. Considerações sobre a formação de Valores no Ensino Fundamental I segundo o tema transversal ética dos PCN's. 2014. Monografia (Graduação em Pedagogia)- Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato-CE, 2014.

CUNHA, F. S. R. Condições de Produção dos Parâmetros Curriculares Nacionais Para o Ensino Médio: Enfocando a Área de Ciências da Natureza Matemática e Suas Tecnologias. IV Encontro Nacional do Ensino de Biologia (ENEBIO), Goiânia, 2012.

DAL-FARRA, R. A.; GONÇALVES, F. C. L.; GHENO, S. R. Educação Ambiental, Meio ambiente e Saúde: um estudo sobre a percepção de suas relações entre alunos do ensino médio. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais do XI ENPEC, 2017.

FAZENDA, I. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2004.

LANES, K. G.; LANES, D. V. C.; PESSANO, E. F. C.; FOLMER, V. O Ensino de Ciências e os Temas Transversais: Sugestões de Eixos Temáticos Para Práticas Pedagógicas no Contexto Escolar. Contexto e Educação: Editora Unijuí, v. 29, n. 92, Jan/Abr, 2014.

LOPES, A. C.; GOMES, M. M.; LIMA, I. dos S. Diferentes Contextos na Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias nos Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio: integração com base no mercado. In: II Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2001, Atibaia. Anais do III Enpec, v. 1, 2001.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. Cortez Editora, 2011.

MARINHO, J. C. B.; SILVA, J. A. da; FERREIRA, M. A educação em saúde como proposta transversal: analisando os Parâmetros Curriculares Nacionais e algumas concepções docentes. História, Ciências, Saúde, Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 22, n. 2, abr.-jun. 2015.

MEDRADO, F. dos S.; SELLES, S. E. Apropriação do Discurso de Integração Curricular Pelas Pesquisas em Ensino de Ciências. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais do XI ENPEC, 2017.

MENDES, K. D. S. SILVEIRA, R. C. C. P, GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto e Contexto Enferm, 2008.

MINAYO, M. C. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Vozes, 2002.

OLIVEIRA, A. K. dos S. Temas transversais nos anos iniciais do ensino fundamental: o que revelam as práticas docentes em uma Escola Pública de Ouro Branco-RN. 2014. Monografia (Graduação em Pedagogia)- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Caicó-RN, 2018.

OLIVEIRA, M. M, de. Como fazer pesquisa qualitativa. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

STINGHEN, F. M. A inserção dos Temas Transversais no currículo escolar através do uso da internet. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção)- Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

VEIGA-NETO, A. J. Currículo, disciplina e interdisciplinaridade. 1995.

VENTURI, T.; MOHR, A. Análise da Educação em Saúde nos Parâmetros Curriculares Nacionais a partir de uma nova perspectiva. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais do IX ENPEC, 2013.

YUS, R. Temas Transversais: em busca de uma nova escola. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

ZAIONS, J. R. M.; LORENZETTI, L. A Educação Ambiental nos cursos de formação de docentes - normal em nível médio. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017. Anais do XI ENPEC. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, 2017.

Publicado

2020-04-10

Edição

Seção

Artigos de Revisão