ANÁLISE DA PROPAGANDA ENGANOSA APLICADA NAS RELAÇÕES DE CONSUMO: UM ESTUDO DE CASO DO EVENTO DA BLACK FRAIDAY NA CIDADE DE CARUARU/PE

Thiago Pessoa Pimentel, Janaina Holanda Costa Calazans, Renata Karine Barros de ARaujo, Adiel Bernardo da Silva

Resumo


O presente trabalho retrata a análise das práticas publicitárias utilizadas na divulgação do evento Black Friday e a reação dos consumidores diante de tais práticas, discutindo as ilegalidades nas propagandas que induzem o consumidor ao erro, à luz dos postulados legais consignados no Código de Defesa do Consumidor (CDC), como também da doutrina e jurisprudência publicadas sobre o tema. Nesse contexto, o referencial teórico discute os efeitos e impactos das propagandas feitas pelo comércio, a partir de Bardin, por meio da análise das entrevistas realizadas com consumidores, com ênfase no CDC. A interpretação dos dados analisados indica que a força dos comerciantes se concentra apenas em ofertar preços e alguns descontos falsos ou descontos meramente ilusórios, com o intuito de aumentar as vendas, contribuindo para que o consumidor, que já é vulnerável por sua própria natureza, seja induzido ao erro, para o simples fato de comprar por comprar sem a real necessidade do produto, somente pelo fato de não perder a viagem.


Texto completo:

Pimentel et al.


DOI: https://doi.org/10.1000/riec.v3i2.158

DOI (Pimentel et al.): https://doi.org/10.1000/riec.v3i2.158.g112

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