O FUTURO DE UMA (A)ILUSÃO O QUE AS CRIANÇAS DIZEM SOBRE A PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Elisangela Maria da Silva Universidade Católica de Pernambuco
  • Luana Maria Cavalcanti do Rêgo Barros Siqueira FAFIRE/PE

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v3i3.161

Resumo

O presente estudo tem por objetivo discutir possibilidades de interfaces entre Educação e Psicanálise, especialmente a partir do que as crianças demandam em tempos de pandemia. Para tanto, partimos das contribuições teóricas de Freud, entre outros, acerca da transferência. Metodologicamente, realizamos uma discussão teórica acerca do brincar na criança e como esta põe em cena seus próprios conflitos a partir de exemplos ilustrativos do dizer de crianças[1]. Nesse entrelaçamento, observamos a importância que deve ser atribuída àquilo que a criança diz, bem como ao que é dito a ela a partir da grande influência que pais, professores e outros alunos exercem sobre a criança por estarem investidos de uma relação afetiva.

Biografia do Autor

Elisangela Maria da Silva, Universidade Católica de Pernambuco

Doutora e Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco - PPGCL UNICAP.. Especialista no Ensino de Língua Portuguesa e em Gestão escolar. Graduada em Letras. Realiza estudos em Linguagem, Distúrbio, Multidisciplinaridade e Pesquisa com crianças e bebês. Atua como orientadora pedagógica na área de leitura e produção textual. Possui experiência com docência em cursos de Graduação e Pós-graduação, bem como na área de Linguística comênfase em Psicanálise e em Aquisição de Linguagem, possuindo experiência também na área de Literatura e realiza assessoria pedagógica na área de Linguagens em instituições públicas e particulares da educação básica com foco na formação continuada de professores. Membro do NINAR - Núcleo de Estudos Psicanalíticos - Recife.

Luana Maria Cavalcanti do Rêgo Barros Siqueira, FAFIRE/PE

Psicóloga, especialista em psicologia clínica hospitalar, Membro do NINAR - Núcelo de Estudos psicanalíticos - Recife. Membro do IPB - Intersecção Psicanalitica do Brasil, Membro do MPASP - Movimento Psicanálise autismo e Saúde Pública, Pesquisadora do projeto PREAUT Brasil - Clinica Pesquisa Interação na infância (Núcleo Recife/PE). Professora do Curso de Especialização Psicanalise e Clínica com Bebês (FAFIRE)

Referências

BARROS, Manoel de. Exercícios de ser criança. Rio de Janeiro: Salamandra, 1999.

FREUD, S. (1908/2015) O escritor e a fantasia. In: ________ Obras Completas, Vol 8. São Paulo: Companhia das Letras.

FREUD, S. O futuro de uma ilusão (1927). In. FREUD, S. Obras Completas. V. 17. Tradução Paulo César de Souza. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2014.

JERUSALINSKY, J. A criação da criança: letra e gozo nos primórdios do psiquismo. 2009. 272 f. Tese de doutorado em Psicologia Clínica. Universidade Católica de São Paulo. São Paulo. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action =&co_obra=158404. Acesso em: 10 nov. 2017.

KUPFER, M. C. (2005). Freud e a educação o mestre do impossível. São Paulo: Scipione Editora.

MARIOTTO, R. M. M. Algumas contribuições da psicanálise à educação a partir dos conceitos de transferência e discurso. Educar em Revista. Curitiba, n. 64, p. 35-48, abr./jun., 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n64/0104-4060-er-64-00035.pdf. Acesso em: 10 nov. 2018.

RIBEIRO, M. V, M.; NEVES, M. M. B. J. A educação e a psicanálise: um encontro possível?. Psicologia. Teoria e Prática. 8(2), p. 112-122, 2006.

WINNICOTT, D. W. (1896-1971). A criança e o seu mundo. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2014.

Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Dossiês