INOVAÇÃO DISRUPTIVA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Cícera Raquel Beserra Ramalho
  • Daniela Lima Sousa Sousa
  • Leonardo Ferreira de Azevedo
  • Maria Bonfim Carmo Mascena
  • Antoniel dos Santos Gomes Filho Faculdade Vale do Salgado

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v3i3.198

Resumo

A inovação disruptiva é um tipo de inovação que transforma os produtos e/ou serviços em uma solução mais inovadora para os clientes. A pesquisa tem como objetivo identificar os benefícios da inovação disruptiva para as empresas durante a pandemia da COVID-19. Sendo utilizada uma metodologia exploratória, de natureza básica com abordagem qualitativa, utilizando-se de investigação bibliográfica. A inovação é uma forma eficiente de adquirir vantagem competitiva no mercado, sendo importante para superar as adversidades causadas por fatores externos à empresa. Já a inovação disruptiva é caracterizada por mudanças radicais, tornando o produto mais acessível e conveniente para o cliente. Com a pandemia da COVID-19, as empresas foram obrigadas a inovarem com a finalidade de continuarem firmes e atuantes no mercado de trabalho que teve a competitividade mais acentuada na contemporaneidade. Com isso, conclui-se que a inovação é uma forma de fortalecer as empresas em momentos de dificuldade, principalmente, neste período de pandemia, onde tornou-se necessário inovar aspectos em relação aos produtos, serviços e processos, buscando reduzir os custos, otimizar o tempo e aumentar a produtividade.

Biografia do Autor

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Faculdade Vale do Salgado

Editor-chefe da Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências-RIEC. Professor da Faculdade Vale do Salgado (FVS). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Dossiês