O CORPO FEMININO NAS ESCOLAS CONFESSIONAIS: A LINGUAGEM NÃO VERBAL DAS FARDAS DO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO NA DÉCADA DE 1950

Autores

  • Adalucami Menezes Pereira Menezes Universidade Federal do Ceará
  • Gisafran Nazareno Mota Jucá Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v1i2.34

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a linguagem não verbal, assim como as informações implícitas, da farda do Colégio da Imaculada Conceição, na década de 1950. O CIC, como é conhecido o colégio, surgiu em 1865 e foi fundado pelas Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Dentro desse contexto de escola confessional, a farda funcionava como uma representação da moral e boa educação. Logo, é também intuito deste trabalho verificar como é possível, por meio do fardamento das alunas, perceber questões ligadas à religião, sexualidade e a outros aspectos do feminino, que abordam o corpo. No CIC, as fardas das estudantes, bem como outros aspectos relacionados ao corpo - como o corte de cabelo e a falta de acessórios, por exemplo - eram espécies de símbolos, que representavam a ideologia, crença, mentalidade, imaginário, maneira de educar e os valores do colégio, por isso a importância de uma análise comportamental por meio do vestuário das estudantes.

Biografia do Autor

Adalucami Menezes Pereira Menezes, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará.

Gisafran Nazareno Mota Jucá, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Professor Titular da Universidade Estadual do Ceará.

Referências

ANDRADE, Francisco Ari de. DOCUMENTOS. In: Revista do Arquivo Público do Ceará: história e educação n 2. Fortaleza: Arquivo Público do Estado do Ceará, 2006.

ANDRADE, Maria Margarida de; MEDEIROS, João Bosco. Comunicação em Língua Portuguesa. Normas para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 4ª ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2008.

A VOZ do colégio. Edição Especial. Comemoração do Jubileu de Ouro das Normalistas de 1958. [S.l.] Órgão de Publicidade do "Grêmio Lítero-Recreativo Irmã Simas", 2008.

BIANCO, Bela Feldman; LEITE, Míriam L. Moreira. Desafios da Imagem. Fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. 3ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2004.

COLÉGIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO. Sobre. Disponível em: <http://www.imaculadafortaleza.com.br/modulo.php.> Acesso em: 26/08/2017

D'INCAO. Maria Ângela. MULHER E FAMÍLIA BURGUESA. In: DEL PRIORE, Mary (org.). História das Mulheres no Brasil. 10ª ed. 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2017.

EDUCAÇÃO, Igreja e Sociedade. Documentos da CNBB. 5ª ed. São Paulo: Paulinas, 2003.

FILHAS DA CARIDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO. Institucional. Disponível em: <http://www.filhasdacaridade.com.br/> Acesso em: 26/08/17.

KOSSOY, Boris. Os Tempos da Fotografia. O Efêmero e o Perpétuo. 3ª ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2014.

______. Fotografia e História. 5ª ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.

LEGOFF; NORA. Jacques; Pierre. História: novos objetos. Trad. Terezinha Marinho. 4ª ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.

PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. Trad. Angela M. S. Corrêa. 1ª ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.

SOARES, Maria Norma Maia. Roteiro para uma Visita ao Passado. [S.l.] Gráfica Editorial Cearense: 1990.

Downloads

Publicado

2018-06-06

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa