ESCALA ESTRATÉGICA DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v1i3.39

Resumo

O trabalho aqui apresentado trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa realizada entre os meses de junho e julho de 2017, em IES dos Estados do Ceará e do Piauí, com objetivo de descrever as estratégias de aprendizagem usadas pelos alunos dos cursos de Bacharelado em administração de empresa. A pesquisa considerou 183 participantes distribuídos entre o 1º e 8º semestre, com média de aplicação de 22,87 questionários por semestre considerando um d.p de 7,4. Considera-se que apesar da aprendizagem e do ensino serem indissociáveis, as orientações das escolas podem ser extremamente diversificadas dependendo daênfase dada em cada polo. Dentre outras constatações a pesquisa em questão verificou que apenas 16% dos alunos pesquisados indicaram que costumam ler outros textos e livros sobre o assunto que o professor explicou, ou que criam perguntas e respostas sobre o assunto que está estudando.

Biografia do Autor

Ednael Macedo Felix, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas (Unifor), MBA em Organizações e Meio Ambiente (ESAB), Especialista em Gestão de Marketing e de Recursos Humanos (FVS), Especialização em Ecologia (URCA), Bacharel em Administração - CRA/CE N° 10184. Pesquisador em Energias renováveis pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico ? FUNCAP de 2012 a 2014 pelo Programa de Quotas de Bolsa de Iniciação Cientifica Junior. Professor formador pelo Programa de Extensão Tecnológica na Área de Formação de Professores ? Professor Aprendiz de 2012 a 2013 nas áreas de Transdisciplinaridade e Tecnologias de Convivência com o Semiárido, pela Secretaria Estatual de Educação do Ceará ? SEDUC. Professor e Coordenador do Curso Técnico em Agronegócio pelo CENTEC/SEDUC, de 2012 a 2015. Coordenador e Consultor pela ENTEC Consultoria Ltda de 2009 a 2013. Professor da Faculdade Vale do Salgado - FVS nos Cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis de 2012 a 2015, atuando em disciplinas de Finanças, OSM, Comércio Exterior, Mercado de Capitais, Estatística e TGA. Experiência em Projetos de Extensão ligados a Gestão de Propriedade e Negócios Rurais com atuação no Perímetro Irrigado do Açude Lima Campos no Centro Sul do Ceará. Participante da Edição 2016 do Programa ?Jovens Liderando o Agro? promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR e Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária ? CNA-Brasil. Professor da Rede Federal de Ensino atuando em disciplinas ligadas a Finanças, Contabilidade, Marketing, Gerencia de Projetos e Metodologia da Pesquisa Científica. Atua em pesquisas na área de Empreendedorismo Rural, Economia Agrícola, Gestão Rural e Meio Ambiente, com foco na comercialização e manejo de defensivos agrícolas, Sementes e tecnologias de convivência com o semiárido Nordestino.

Referências

BORUCHOVITCH, Evely. A identificação e o estudo das variáveis associadas ao fracasso escolar brasileiro. Projeto de pesquisa realizado na qualidade de bolsista de recém doutor do CNPq. Faculdade de Educação, Departamento de Psicologia Educacional, Universidade de Campinas, 1995.

CUNHA, Norival Carvalho. O desenvolvimento do aprendizado é a construção do saber. Cadernos da FUCAMP, v. 13, n. 19, 2014.

KUENZER, Acacia Zeneida. A educação profissional nos anos 2000: a dimensão subordinada das políticas de inclusão. Educação e Sociedade, v. 27, n. 96, p. 877-910, 2006.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. História dos métodos de alfabetização no Brasil. Portal Mec Seminário Alfabetização e Letramento Em Debate, 2006.

MORIN, Edgar et al. Os setes saberes necessários à educação do futuro - 2. ed. - São Paulo : Cortez ; Brasília, DF : UNESCO, 2000.

NEVES, Edna Rosa Corre. A Construção de uma Escala de Estratégias de Aprendizagem para Alunos do Ensino Fundamental1. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 22, n. 3, p. 297-304, 2006.

PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.

SANTOS, Sandra Carvalho Dos. O processo de ensino-aprendizagem e a relação professor-aluno: aplicação dos" sete princípios para a boa prática na educação de Ensino Superior". REGE Revista de Gestão, v. 8, n. 1, 2010.

SCHWARTZMAN, Simon; BROCK, Colin. Os desafios da educação no Brasil. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, p. 9-51, 2005.

SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de pesquisa, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2007.

Downloads

Publicado

2018-10-29

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa