ESTRESSE EM DOCENTES: UMA ANÁLISE VIA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO CEARÁ

Autores

  • Marcos Araújo Antonio Bezerra Centro Universitário Dr. Leão Sampaio e Faculdade Vale do Salgado
  • Lara Belmudes Bottcher Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Hérico Maciel de Amorim Faculdade Vale do Salgado
  • Francisco Rodolfo Bezerra de Oliveira Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v1i3.40

Resumo

O estresse na atualidade tem se tornado um dos grandes violões da saúde docente, impactando diretamente nas atividades profissionais e na qualidade de vida dos professores. Objetivo: identificar os estágios de estresse docentes atuantes da rede estadual de ensino do município de Várzea Alegre. Metodologia: Esta pesquisa se caracteriza como sendo um estudo de campo, descritivo, com abordagem quantitativa, de corte transversal, realizada com docentes das diversas áreas de ensino da rede estadual de ensino do município de Várzea Alegre, onde avaliou-se 26 indivíduos de ambos os sexos. Como instrumento utilizou-se o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL). As análises dos dados foram realizadas com o auxílio de um psicólogo devidamente registrado no conselho da classe, afim de registrar e analisar os dados corretamente. Os resultados foram distribuídos em tabelas e gráficos através de distribuição de frequências. Resultados: O estudo demostrou que 53,85% dos docentes encontram-se em fase de alerta, 38,46% em fase de resistência e 7,69% em fase quase exaustão. O estudo aponta ainda que há uma maior predominância dos sintomas físicos, contudo há de se considerar a presença dos sintomas psicológicos. (41,67%). Conclusão: O estudo apontou que a maioria dos docentes avaliados sem encontrava na fase de alerta, e cerca 1/3 dos docentes encontram-se em fase de resistência.

Biografia do Autor

Marcos Araújo Antonio Bezerra, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio e Faculdade Vale do Salgado

Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - Juazeiro do Norte. Especialista em Fisiologia do Exercício e Grupos Especiais - Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Especialista em Nutrição Esportiva e Treinamento Desportivo - Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Professor dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Professor do curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Vale do Salgado. O enfoque de sua pesquisa é: Fatores relacionados ao Transtorno do ciclo vigília-sono e exercício físico em diversas populações; TICs (Tecnologia da informação e comunicação na educação); Práticas pedagógicas direcionadas a saúde na escola através do esporte; Saúde da criança e do adolescentes (Fatores físicos, emocionais e cognitivos voltados ao exercício físico).

 

Lara Belmudes Bottcher, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Faz doutorado em Ciências da Saúde na Faculdade de Medicina do ABC. É mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista na linha de pesquisa Atividade Física e Saúde. Especialista em Gestão em Serviços da Saúde pela Unitoledo. Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS- Sírio Libanês. É graduada em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista - Instituto de Biociências - Rio Claro (2003). É licenciada em Educação Física.É coordenadora do curso de Educação Física do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. É coordenadora da Pós Graduação em Educação Física do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Já lecionou em diversos cursos de graduação e pós graduação. Coordenou o curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física das Faculdades Integradas de Três Lagoas entre 2007 e 2011. Foi uma das coordenadoras Programa de Atividade Física para Diabéticos, Hipertensos e Obesos vinculados às Unidades Básicas de Saúde, projeto realizado pela parceria entre Prefeitura Municipal de Rio Claro e Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista. Foi membro do Núcleo de Atividade Física, Esporte e Saúde da Universidade Estadual Paulista. Já ministrou cursos de extensão em diversas áreas relacionadas a Educação Física. Desde 2007 é orientadora de diversos trabalhos de conclusão de curso. Tem experiência na área de Educação Física, comênfase em Atividade Física , Esporte e Saúde

Hérico Maciel de Amorim, Faculdade Vale do Salgado

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba em 2002;.Em 2004 concluiu a especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalização pela Univerdade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN; membro participante do grupo de Desenvolvimento Humano do Instituto Federal do Ceará; atualmente é professor da Faculdade Vale do Salgado-FVS. Atua na área de Psicologia, comênfase em Psicologia Social, da Saúde e do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Educacional e Escolar; processo saúde-doença; poder; representação social; gravidez; PVHA; diabético e dor.

Francisco Rodolfo Bezerra de Oliveira, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Discente do Curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

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Publicado

2018-10-29

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa