UMA ANÁLISE DA POBREZA NA BASE CURRICULAR DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA ENSINO MÉDIO

Autores

  • Amanda Luiza Nunes de Almeida URCA
  • Antônio Leonardo Figueiredo Calou Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v1i3.47

Resumo

A pobreza na contemporaneidade converteu-se em um tema de fundamental importância quanto ao problema social que se torna e quanto às bases de análises nas quais está ela inserida, como a economia, a sociedade, a política e a cultura. Sobre tais bases, a pobreza vem ser considerada, nesse ensaio, como uma temática em potencial para a Sociologia enquanto ciência que, em várias de suas correntes teórico-analíticas, compreendem, nela mesma, como interessada nas relações sociais que produzem subalternidades. Sobre tal contexto, esse trabalho visa discutir alguns pontos de inserção e percepção da pobreza no currículo formal[1], o qual estrutura e normatiza o ensino da ciência no âmbito escolar básico, ou seja, no Ensino Médio. Para tal feito, apropriamo-nos dos textos da Base Nacional Curricular Comum e dos Parâmetros Curriculares Nacionais sobre o ensino de Sociologia na Educação Básica, com uma pretensão analítica e crítica, de pôr questões quanto às aproximações reais entre a Sociologia e pobreza, assim como as manobras que a fazem oculta neste espaço. Esta comunicação é uma tentativa de propor ao ensino de Sociologia e um olhar mais atento para a pobreza, tanto nas bases estruturais, quanto nas concepções práticas, dialogadas com as vidas empobrecidas de nosso espaço educacional.

Biografia do Autor

Amanda Luiza Nunes de Almeida, URCA

Especialista em Ensino de Sociologia no Ensino Médio pela Universidade Federal da Bahia. Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Antônio Leonardo Figueiredo Calou, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), graduado em Ciências Sociais pela Universidade Regional do Cariri (URCA), especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Psicanálise Clínica pela Faculdade de Teologia e Ciências (FATECC). Membro do Núcleo de Pesquisas Socioantropológicas da Religião e do Gênero (SOCIUS).

Referências

ALVAREZ LEITE, L. H. Escola: espaços e tempos de reprodução e resistência da pobreza. Fortaleza: SECADI, 2015.

ARROYO, M. G. Pobreza e Currículo: uma complexa articulação. Fortaleza: SECADI, 2015.

__________. Pobreza, Desigualdade e Educação. Fortaleza: SECADI, 2015b.

BERGER, P. Perspectivas Sociológicas: uma visão humanista. Petrópolis: Editora Vozes, 1986.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Ciências das Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2015b.

BUTLER, J. Vida Precária. Contemporânea. São Carlos, n. 1, p. 13-33, jan.-jun. 2011.

CANÁRIO, R. O que é escola? Um "olhar" Sociológico. Editora Porto, 2005.

CARVALHO, L. M. G. (Org.). Sociologia em debate: Experiências e discussão de Sociologia no Ensino Médio. A trajetória histórica da luta pela introdução da disciplina de Sociologia. Ijuí: Editora Unijuí, 2004.

LENOIR, R. Objeto Sociológico e Problema Social. In: CHAMPAGNE, P. et al. Iniciação a prática sociológica. Petrópolis: Vozes, 1998.

MARX, K. e ENGELS, F. O manifesto do Partido Comunista. Lisboa: Avante, 1997.

MENDOÇA, E. F. Pobreza, Direitos Humanos, Justiça e Educação. Fortaleza: SECAD, 2015.

MILLS, C. W. Sobre o artesanato intelectual. In: Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

MIRANDA, S. A. Diversidade e Ações Afirmativas: Combatendo as desigualdades sociais. Minas Gerais: Autêntica, 2010.

PERLMAN, J. E. O Mito da Marginalidade: Favelas e política no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

REGO, W. L. PINZANI, A. Pobreza e Cidadania. Fortaleza: SECADI, 2015.

Downloads

Publicado

2018-10-29

Edição

Seção

Dossiês