GÊNERO E EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPECATIVAS SÓCIO-CORPORAIS E IMPLICAÇÕES NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Francisco Rodrigo da Silva UNILEÃO
  • Lucielton Mascarenhas Martins UNILEÃO
  • Antoniel dos Santos Gomes Filho Faculdade Vale do Salgado

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v2i1.62

Resumo

A pesquisa tem como objetivo principal analisar a percepção de gênero nas aulas de Educação Física na rede pública de ensino médio da cidade de Juazeiro do Norte-CE. Sendo esta escola da rede pública de ensino na modalidade regular, observou-se como se elucidam estas relações e se a temática de gênero estava sendo trabalhada nas aulas. A mencionada pesquisa caracteriza como sendo estudo de caso descritivo, obtidos através de dados qualitativos com cunho transversal, sendo a amostra composta por dois professores de Educação Física e setenta alunos distribuídos entre as series primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio. O instrumento utilizado para a coleta de dados foram questionários, compostos por questões abertas. Como resultado foi identificado que os docentes da escola escolhida procuram trabalhar as aulas de Educação Física de forma mista sem separação de gênero, mas como conteúdo teórico a temática de gênero não é abordada pelos docentes. Na visão dos alunos é muito bom que os docentes trabalhem as aulas de forma mista principalmente nas aulas práticas, pois para os mesmos a interação entre meninos e meninas é bastante importante para o convívio dos alunos, isso é muito importante para a escola, pois a Educação Física deve ser trabalhada de forma mista para uma socialização dos alunos e uma boa convivência.

Biografia do Autor

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Faculdade Vale do Salgado

Editor-chefe da Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências-RIEC. Professor da Faculdade Vale do Salgado (FVS). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

2019-03-06

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa