PERFIL DE CRESCIMENTO SOMÁTICO EM CRIANÇAS DE REDE PÚBLICA E PRIVADA

Autores

  • Cícero Idelvan Morais Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • kelly Vanubia Ferreira Lima
  • Camilo Oliveira Lourenço
  • Gleysiara Gonçalves Oliveira
  • Alisson Dário Oliveira de Brito

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v2i3.78

Resumo

Este presente artigo tem por objetivo identificar o perfil do crescimento somático de crianças da rede pública e privada da cidade de Várzea Alegre Ceará, acompanhadas por profissionais de educação física e professores polivalentes. Trata-se de uma pesquisa de campo, quantitativa de corte transversal, fazendo assim uma comparação entre as escolas que tem um profissional qualificado na área da educação física e as que não tem, onde a educação física é repassada através dos professores polivalentes, A população foi composta por 99 escolares de escolas públicas e privadas. Para pesquisa foram feitas medidas antropométricas de peso e estatura. A análise estatística foi realizada no pacote estatístico SPSS versão 20.0. Os resultados apresentaram um melhor índice de estatura mediana para os alunos da escola privada com idades de 7 e 8 anos. Para os alunos de 7 anos a diferença foi de 1 cm a mais, nos alunos de 8 anos a diferença foi de 24, porem os de 9 anos a diferença foi de 3 cm para os alunos que tem o professor polivalente. Em contrapartida os de escola pública tiveram os maiores índices de peso, tendo como resultados entre os alunos de 7 anos foi de 2,38 kg a mais para os alunos com o professor polivalente, os de 8 anos a diferença foi de 5,67 kg a mais para os alunos de professor polivalente e os de 9 anos a diferença foi de 4,39 kg a mais para os alunos de professor polivalente.

Biografia do Autor

Cícero Idelvan Morais, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Leão Sampaio (2009), Pós-graduação em Fisiologia do exercício e grupos especiais pelo Centro Universitário Leão Sampaio (2010), Atualmente é Professor do Curso de Educação Física no Centro Universitário Leão Sampaio com as disciplinas: Metodologia do Voleibol Escolar I, Metodologia do Voleibol Escolar II, Metodologia do Handebol Escolar I, Prática Curricular IV e Políticas Públicas, Educação e Educação Física. Atuou como Coordenador Municipal de Esporte na prefeitura Municipal de Várzea Alegre, Ministrou Aluas de Natação na Bio Treiner Academia. Tem experiência na área de Educação Física, comênfase em Educação Superior, Musculação e Treinamento de Força, Fisiologia do Exercício, Voleibol, Handebol, atuando principalmente nos seguintes temas: composição corporal, desempenho físico, atividade física, treinamento desportivo, musculação, fisiologia do exercício e organização de eventos esportivos.

kelly Vanubia Ferreira Lima

Acadêmica do curso de educação Física do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO).

Camilo Oliveira Lourenço

Professor de Educação Física na Prefeitura Municipal de Várzea Alegre. Tem experiência na área de Educação Física, comênfase em Educação Física.

Gleysiara Gonçalves Oliveira

Acadêmica do curso de Educação Física no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO).

Alisson Dário Oliveira de Brito

Possui Graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (2014). Especialista em Personal Trainer pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, e Especialista em Docência do Ensino Superior e Educação Física Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Atualmente é Educador Físico, Personal Trainer, Palestrante e Professor de Educação Física no Ensino Fundamental e Médio do Instituto de Ensino Sátiro Siebra - IESS, Professor de Educação Física, Artes e Orientação Humana no Ensino Fundamental na Escola Francisco Assis Vicente, Professor Universitário do CEPS - Centro de Educação Profissional e Superior, Professor de Educação Física e Professor Coordenador de Área - PCA, na Escola José Correia Lima. Tem experiência na área de Educação Física, comênfase em Fitness e Esporte.

Referências

ALVES, C.; LIMA. R. V. B. Impacto da atividade física e esportes sobre o crescimento e puberdade de crianças e adolescentes. Salvador, Ba: Rev Paul Pediatr, 2008.

CAIO JUNIOR, João Santos; CAIO, Henriqueta V. há evidencias que nem todos os genes estão ativamente expressos no momento do nascimento que colabora com a observação de correlação entre o tamanho dos pais e da criança é fraca. São Paulo-sp: Slideshare, 2016. 5 slides, color. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/CLINICACAIO/fatores-influenciam-o-crescimento-somtico-maturao>. Acesso em: 05 abr. 2018.

CASTANHARI, B. F.; GUGLIOTTI, L. R. Atividades lúdicas e recreativas para alunos de 3°ano do ensino fundamental da E.E "DR MIGUEL COUTO". Lins-SP 2010.

CONNOLLY, K. Desenvolvimento Motor: passado, presente e futuro. Rev. Paul. Educ. Fís., São Paulo, supl. 3, p. 6-15, 2000.

GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3. ed. São Paulo-sp: Phorte, 2005. 585 p.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA ESTATÍSTICA (IBGE). ESTUDOS & PESQUISAS: sínteses de indicadores sociais: uma análise das condições de vida. Rio de Janeiro: Ibge, 2016. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98965.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA ESTATÍSTICA (IBGE). ESTUDOS & ANÁLISES: características étnicos-raciais da população: classificação e identidades. Rio de Janeiro: Ibge, 2013. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv63405.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 5ª ed. Ijuí: Editora Unijuí, 1991.

LEÃO, Leila S. C. S.; ARAÚJO, Leila M. B.; MORAES, Lia T. L. P. Prevalência de obesidade em escolares de Salvador, Bahia. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, v. 47, n. 2, p. 151-157, 2003.

MATEUS, Rute Andreia Ferreira Dias. Desenvolvimento da criança no contexto escolar. Estudo comparativo de crianças do 1° ceb, com distinta carga horaria de atividade físico-motora orientada. 2012. 96 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação Física, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal, 2012.

RIBEIRO, A. C. A realidade da educação física na educação infantil na cidade de Barretos/SP, 2012.

RODRIGUES, D.; AVIGINO. E. L. Desenvolvimento motor e crescimento somático de crianças com diferentes contextos no ensino infantil. Motriz, Rio Claro, v.19 n.3, Suplemento, p.S49-S56, jul/set. 2013.

ROSA NETO, F. Manual de Avaliação Motora. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (OMS). Global recommendations on physical activity for health: Recommended levels of physical activity for adults aged 18 - 64 years. 2010. Disponível em: http://www.who.int/dietphysicalactivity/factsheet_adults/en/Acesso em: 27 out. 2018.

SARAIVA, N. C. G.; MEDEIROS, C. C. M.; ARAUJO, T. L. Validação de álbum seriado para a promoção do controle de peso corporal infantil. Rev. Latino-Am. Enfermagem;26: e 2998, 2018.

SILVA, C. C. M.; JUNQUEIRA, R. T. Avaliação do nível de informação das mães quanto ao crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor de seus filhos em suas respectivas fases. Arq. Ciên. Saúde da Unipar, v.8, Suplemento 1, 2004.

SOARES, Carmem Lúcia. O pensamento médico higienista e a Educação Física no Brasil: 1850- 1930. São Paulo 1990.

VIEIRA, M. F. A.; ARAUJO, C. L. P. et. Al. Estado nutricional de escolares de 1a a 4a séries do Ensino Fundamental das escolas urbanas da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 24(7):1667-1674, jul, 2008.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa