ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS EMOÇÕES NA TOMADA DE DECISÃO DO CONSUMIDOR NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR | Mascarenhas Leite | Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências - RIEC | ISSN: 2595-0959 |

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS EMOÇÕES NA TOMADA DE DECISÃO DO CONSUMIDOR NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Cláudia Mascarenhas Leite, Jonatas Nascimento Silva, Janaína de Holanda Costa Calazans, Maria Clarice da Costa Xavier Rêgo, Stephan Angelo Veras Filippo

Resumo


A educação é a base que sustenta indivíduos e nações. Este trabalho tem por finalidade identificar o papel das emoções na tomada de decisão dos consumidores de cursos superiores no Brasil, através de uma revisão de literatura das principais obras que versam sobre o tema. O referencial teórico está amparado em autores da área de marketing e comportamento do consumidor, como Kotler e Keller, Solomon e Tybout e Calkins, entre outros. A partir da observação dos princípios teóricos, fica evidenciada a relevância do tema para a consolidação das Instituições de Ensino em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, porém com grande campo exploratório, em razão do ainda expressivo gap educacional brasileiro.


Texto completo:

Leite et al.

Referências


ALMEIDA, Stefânia Ordovás de; NIQUE, Walter Meucci. Encantamento do cliente: proposição de uma escala para mensuração do constructo. Rev. adm. contemp., Curitiba, v. 11, n. 4, p. 109-130, dez.2007. Disponível em . Acesso em: 11.nov.2019.

BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2014.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2008.

COLOMBO, Sonia Simões. Marketing Educacional em ação: estratégias e ferramentas. Porto Alegre: Bookman, 2005. p. 17-34.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing Educacional: da educação infantil ao ensino superior no contexto brasileiro. São Paulo: Saint Paul, 2008.

MEYER, Carolina. O efeito Daslu nas marcas de luxo. Exame, ano 41, n.891, n.7, p.82-83, 25 abr. 2007. Disponível em:. Acesso em: 11.nov.2019.

OLIVER, R. L. (1997). Satisfaction: a behavioral perspective on consumer. New York: McGraw-Hill.

SA, Ricardo Rocha Leal Gomes de; MARCONDES, Reynaldo Cavalheiro. O ponto de vendas de produtos de luxo da moda de vestuário feminino no Brasil. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, p. 514-534, set. 2010. Disponível em

TYBOUT, Alice M.; CALKINS, Tim. Branding: fundamentos, estratégias e alavancagem de marcas. São Paulo: Atlas, 2006.

TORRES, Claudio. A Bíblia do Marketing Digital. São Paulo: Novatec, 2009.




DOI: https://doi.org/10.1000/riec.v4i1.202

DOI (Leite et al.): https://doi.org/10.1000/riec.v4i1.202.g158

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências - RIEC | ISSN: 2595-0959 |

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências - RIEC | ISSN: 2595-0959 |

Centro Universitário Vale do Salgado

Rua Monsenhor Frota, 690

Bairro Centro | CEP: 63430-000 | Brasil, Icó-Ceará

Telefone: +55 88 3561-2760

E-mail: riec@univs.edu.br